quinta-feira, 19 de novembro de 2009

ÓLHA O TEMPO A PASSAR


"Puxámos" esta postagem pra cima, porque identificámos mais algumas pessoas, vantagens da Internet:
Aos poucos vou encontrando nas "arcas antigas" da minha casa, coisas curiosas...
Já lá vão muitos anos, muitos mesmo!... E é por isso que nesta fotografia tirada na eira da Casa da Boleirinha já quase não conheço ninguém.
Será que alguem me podia ajudar a identificar as pessoas?
Então já temos identificados:
-Na 1ª Fila, de Pé:
Da esquerda para a direita:
o primeiro é o Ti Manuel Bandeira (o avô da Tia Anália Adão); a seguir é o sr. Abel das Neves (avô da Maria Olinda); e logo a seguir é o outro avô da Maria Olinda o sr. Samuel Ventura, da Luzenda; Um que está ao meio, mais ao fundo, de óculos escuros e boina, parece que é o Ti Adão. António Adão, que na época ainda namorava com a futura mulher, a Ti Anália. O que tem a viola grande é o meu avô Casimiro Bandeira.
Quase por cima do meu avô, entre dois miudos é o meu pai, José Cardoso Bandeira, e os miúdos parecem ser o Fernando e o Carlitos da Tia Maximina.
A criança que segura na viola parece-me o meu irmão José Manuel Bandeira.
O primeiro do lado esquerdo, da fila do meio, parece-me o Casimiro Martins, que casou nas Ladeiras e ao seu lado, aquele senhor bem vestido era o sr. João Silva.
O último de pé, do lado direito era um irmão da Tia Maximina(esqueci-me o nome!).
Ao lado direito do sr. António Adão é o sr. Artur Costa de Cortecega.
O último homem, sentado no chão à direita, com uma criança, era o sr. Francisco (chico) de São Pedro de Alva e a criança era seu filho. A espreitar na janela, penso que é a minha tia Umbelina Cardoso Bandeira de Figueiredo
E outros, quem são?...

8 comentários:

O.Bandeira disse...

Ola Abilio ,
agora sim o "nosso"Blogue esta em força!
Nesta foto logo,logo vi o meu querido avô Abel das Neves,esta de chapeu,talvez a figura mais alta do grupo.
ate logo

Abraço

A.C.B. disse...

O.Bandeira, o teu avô Abel das Neves é o segundo,de pé, a contar da esquerda?

O.Bandeira disse...

Sim Abilio e o meu avô Abel.Na 2.fila a pessoa que so se ve a cara parece o "ti Carlos Barata(falecido) e o 3.da fila em pe, pela direita parece um sr. de Cortecega falecido que lhe chamavam o sr.Espingarda.
Qual seria a razão deste encontro para a foto,com instrumentos e tudo bem vestido,falo pelo meu Avô,que esta de casaco com grandes virados,mas o que me deixa intrigada e que não esta nenhuma mulher a não ser a tua tia que veio espreitar a janela?
Fui pesquisar na minha mãe,mas não tem ideia,diz que a muitos anos os homens do Esporão juntavam-se ao Domingo e visitavam todas as Adegas e ficavam a tocar e a cantar algum tempo em cada uma. Fiquei a imaginar...como devia ser tão bom! Eu ainda me lembro de ver os homens do Esporão tocarem viola e guitarra aos Domingos a tarde!

abraço

fernando bandeira disse...

esses tempos antigos passados na aldeia era um espectáculo era só bebedeira era uma alegria

O.Bandeira disse...

OLa a todos!
Hoje o dia aqui no ESporão esta mesmo de temporal,então quase ninguem apareceu na C.Convivio,mas com as poucas que estiveram,a volta da lareira falamos de antigamente,e aproveitei e falei desta foto e todos achamos que a nossa aldeia esta a precisar de algo que nos dê alguma alegria e de estarmos mais juntos,pois somos tão poucos!
Abilio deves ter tido as orelhas bem quentes tambem falamos daquela excurção que nunca chegamos a fazer,mas podes dormir descansado que estas perdoado apesar de não teres apresentado o tal itenerario!

Abilio cai agua no Bar em dois sitios,num deles acham que deve ter a ver com a obra do telhado.hoje foi comunicado a C.M..

abraço

RSilva01 disse...

Apesar de não passar aí faz uns anos valentes, as novas tecnologias dão-nos a conhecer aos poucos a terra que me deu origem.
Nesta foto "aquele sr. bem vestido" da fila do meio é o meu falecido avô. João Silva.
Um dia hei-de passar por aí, cumprimentar familia que ainda não conheço e beber um copo convosco..
Abraços
Rui Silva

A.C.B. disse...

Caro Amigo Rui Silva, é sempre bem-vindo e o nosso Esporão é uma terra hospitaleira, apareça! Obrigado pela visita e continue a frequentar o nosso blog.

Anónimo disse...

Olá Abílio, estive aqui em conferÊncia com a minha avó, e o senhor mais ao fundo de óculos escuros e boina, é o meu avô António Adão, que nesta altura namorava com a minha avó...ela também me disse que o senhor que está mais há frente com o miudo é o "Chico" de São Pedro D'alva e o miúdo é filho dele...

Boas a todos,
Cátia