domingo, 5 de junho de 2011

O TANQUE CONTRA INCÊNDIOS, INFELIZMENTE, JÁ SERVIU!


Hoje, dia 5 de Junho, um pequeno incêndio teve início entre o Esporão e a Folgosa, derivado à trovoada.
E não é que os helicópteros foram abastecer ao tanque contra incêndios, recentemente concluído no Esporão?
A operação acabou por atrair inúmeras pessoas que vieram ver "in loco" a operação, e entre os quais me inclui eu!
Aqui fica um pequeno filme de uma das operações de enchimento que agradecemos à gentileza de Pedro Neves, das Ladeiras.
Dois pequenos reparos ao cuidado da nossa Comissão:
1)Dois enormes eucaliptos que existem junto à estrada que vai para a Ribeira devem ser cortados de imediato, pois na primeira abordagem que o helicóptero fez ao tanque, o recipiente que transportava para encher de água, bateu num dos eucaliptos. Já agora, a madeira dos eucaliptos dava para a casa de convívio ter lenha para a lareira durante muito tempo!
2) De facto, a linha eléctrica que sai dos depósitos da água, não pode ali ficar!

8 comentários:

AdrianoRFilipe disse...

Ora ai está,não é preciso ser adevinho,basta ter os pés assentes na terra,e termos como exemplo o forte incêndio de um mês de Agosto
já bem longe,mas que ficou na memória,e dai tirou-se a devida lição.Os erros são conhecidos e estão a ser tratados,
respectivament com a E.D.P.que tem a desvergonhice de pedir para enterrar o tal fio a bonita soma de apróximadamente seis mil euros
(6.000).Esta obra foi acompanha-da por "serviços competentes" e veja-se o resultado,ninguém viu o FIO?,os eucaliptos na minha opinião devem de ser de imediato cortados sejam de privados ou do casal,o bem e a seguraça comum das povoações valem mais que a madeira dos mesmos,e a segurança de quem tem o comando do héli.Como elemento da direcção aprovo que sejam cortados,por alguém da nossa aldeia e que atribua o justo valor.Agradeço desde já o reparo e informação,embora reconheça que a C.M.E.podia ser informada não só por esta via.
Espero que tenha servido minimamente para o fim que foi feito,que o ataque ao sinistro fosse rápido.Gostaria se fosse possivel junto das forças de combate obter uma opinião mais avalizada EM RELAÇÃO AO MESMO TANQUE.
Adriano Filipe

A.C.B. disse...

Adriano, de facto, até eu que estava um bocado céptico em relação à verdadeira utilidade do tanque, dou o braço a torcer! é de uma enorme utilidade e reparei que apesar do Ceira estar muito mais perto do incêndio os helicópteros preferiram sempre o tanque do Esporão.
os eucaliptos estão de facto a estorvar, ontem até podia ter acontecido uma tragédia quando o balde bateu no mais alto, bastava ter ficado preso em algum ramo. Os fios da electrecidade são de facto uma vergonha, fizeram a obra devidamente acompanhada e ninguém viu os fios? e agora ainda querem dinheiro? que raio de País este!
(P.S. quanto à via de informação ser este Blog, é para isso que ele existe!)
Um abraço.
ainda hoje, lá pelas 19:00 horas, conto ter aqui o filme!

AdrianoRFilipe disse...

Amigo Abílio
Já quando postei no facebook,tive a oportunidade de me pernunciar sobre o tanque,não sei se acompanhas-te, pois disse entre outras coisas que a obra estava começada, mas não acabada,o que será preciso ainda muito trabalho para manter o espaço limpo de plantas infestantes,e outros arranjos.
Quanto ao Ceira pode também ser utilizado sim, desde que se preocupem em fazer algo no mesmo,tal como limpar as margens,fazer represas com capacidade volumétrica, só para esse fim, com proibição de banhos no Verão, para evitar males maiores.
Julgo que uma coisa não invalida a outra se a edil estiver disposta a envestir neste campo.
Claro que o espaço blog é para dar conhecimento o que é de louvar,mas a comissão através de outra via, como talvez de um director,é preciso mais interligação,faz falta o sitio da C.M.E que não mais está feito,o que seria um meio de nos manter-mos em contacto mais rápido.
Se por ventura achares os meus comentários,um pouco malucos a razão, é que na vida temos momentos de desalento e agastado estou,como de certo é comum a qualquer moral.
Abraço

A.C.B. disse...

Tens razão, porque não um Blog? é fácil e gratuito?
um abraço.

AdrianoRFilipe disse...

Bom dia Abílio
Obrigado por estas imagens,podes crer que até me arrepiei.
Oxalá os pequenos males sejam resolvidos rápidamente,para melhor actuação dos meios e segurança para todos.
Abraço

Anónimo disse...

Os m/ cumprimentos.
Anexo texto de email enviado à EDP sobre o assunto.
Foi enviado com conhecimento ao CDOS COIMBRA, Protecção Civil Nacional e Gabinete Técnico Florestal da CM de Góis.

++++++++++++++++++++++++++++++++

No povoação do Esporão (GÓIS), construído pela Comissão de Melhoramentos local, encontra-se um tanque de combate a incêndios, em terrenos da mesma Comissão e cujo local foi escolhido por tecnicamente ser o melhor para a missão.

A actividade operacional do tanque encontra-se prejudicada por uma linha EDP que atravessa o local, com perigo eminente para a aeronave a operar, conforme me foi confirmado pelo piloto que recentemente operou no local (05/06/2011).

Solicitada a deslocação da linha foi exigido o pagamento superior a 4.000,00€ pela EDP para deslocar a linha que ocupa terrenos do requerente.

Encontro-me a elaborar um artigo para um jornal e necessito do contacto da pessoa que possa prestar declarações sobre o assunto, pois pretendo demonstrar a falta de respeito e de responsabilidade dessa empresa no assunto.


Agradeço o v/ contacto para este email.

Agradecido.

Anónimo disse...

Já agora e em continuação de anterior post, devo informar que falei pessoalmente com o piloto do helio que operou na zona e que me informou que se trata de um dos melhores locais para abastecer, retirando é claro as árvores e os cabos da EDP.
Foi por esse facto um bom serviço prestado ao Concelho.
Os meus parabens pela obra.

A.C.B. disse...

Só com relação à "atitude" da EDP,uma dúvida,essa empresa interveio na fase dos estudos da localização?