quinta-feira, 5 de março de 2009

PORTUGAL MÁGICO (1) - AVEIRO


AVEIRO: Cidade, Capital de Distrito. A primeira referência conhecida a Aveiro data do ano de 959, no testamento da Condessa Mumadona Dias, onde Aveiro aparece referido como "Allavarium".
A produção de sal e a sua situação geográfica viriam a transformar Aveiro numa importante cidade marítima e comercial.

*

Iniciamos com Aveiro uma espécie de viagem à volta de Portugal, de um Portugal que ainda achamos "mágico".
Todos os trabalhos que iremos apresentar fazem parte de um "espólio" que tinha (ou tenho ainda?) destinado a uma futura exposição no nosso "Museu Casimiro Martins", no Esporão, a inserir nas "Exposições Temporárias", mas que, por diversos motivos e falta de tempo, ainda não foi possível de concretizar.
Porque realmente achamos que ainda existe um "Portugal Mágico" por descobrir, aqui iremos, pouco a pouco, mostra-vos o mesmo.
Para que não existam confusões ou mal entendidos, gostaria de esclarecer que nenhuma das fotografias da colecção é da minha autoria. Foram todas elas retiradas, ao longo dos anos, de livros e revistas, não sabendo sequer na esmagadora maioria dos casos, quem é o seu autor.
Da minha parte, limitei-me a escolher fotografias que ilustrassem o "Portugal Mágico"que eu amo e às quais apliquei técnicas de tratamento digital, do que resultou aquilo que eu chamo "aguarelas digitais".
Espero sinceramente que gostem.

Sem comentários: