quinta-feira, 26 de março de 2009

PARAR PARA PENSAR

Hoje, pela primeira vez desde que o Blog "Terras do Esporão" se lançou nestes mares revoltosos da Internet, vimo-nos obrigados a eliminar um comentário que considerámos excessivo.
Após isso, dentro de nós próprios tivemos uma enorme "discussão".
É justo censurar a opinião dos outros, impedindo assim todos os restantes participantes de acederem a esse comentário?
E quando o comentário apenas ofende, nada trazendo de positivo ou polémico, no bom sentido?
Confesso que ás vezes não é fácil de decidir se esta ou aquela notícia terá interesse para quem nos visita, se é oportuno publicá-la ou se será melhor esquecê-la.
Eu bem sei que nem sempre tenho a mesma disponibilidade para o Esporão, mas existem certas coisas de que eu não admito ser acusado, é que sabe caro "amigo/a" eu já ando nisto de fazer coisas pelo Esporão há mais de 30 anos, não comecei ontem...
Às vezes apetece parar para pensar!

A PARTIR DESTA DATA O BLOG "TERRAS DO ESPORÃO", POR CULPA DE ALGUNS ANÓNIMOS QUE NÃO FAZEM AQUI FALTA NENHUMA QUANDO APENAS USAM ESSA QUALIDADE PARA DIFAMAR OU DESUNIR O ESPORÃO, ACTIVOU A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS. O que muito sinceramente lamentamos.

14 comentários:

António Martins disse...

Abílio,

Não entendo bem a que se refere o comentário. O teu trabalho tem sido deveras relevante neste blogue, que é teu. Um blogue é uma coisa pessoal que estamos a dar a conhecer aos outros. São as nossas opiniões, que os outros poderão não concordar. Um "site" será uma coisa diferente aí terão de ser colocadas coisas de interesse geral, agora nos blogues não!...
Existem sempre umas pessoas a comentar (eu não ligo muito a isso, então quando eles(as) se registam como anónimos(as)), que só sabem dizer mal, ofender, denegrir...mas nunca fazem nada com sentido. Porque não dizem: Na minha opinião isto não devia ter sido feito assim, mas desta forma!...
Não ligues a isso. Em termos de blogue sobre não há ninguém que melhor faça. E eu julgo que é a opinião do Adriano e da Marisa e Paulo, embora os seus sejam muito valorosos e essenciais.
Em termos de dedicação à causa Esporão, só digo: Tivesse eu feito metade por Carvalhal-Miúdo, se calhar hoje não estaria como está. E está tudo dito!
Bem hajas.
Forte abraço
António MR Martins

A.C.B. disse...

Amigo António, muito obrigado pelas suas palavras, mas certas "acusações"(inclusivé através de email)custam muito a aceitar, mesmo quando são anónimas e 100% falsas.
Posso aceitar muita coisa mas não aceito lições de amor à minha terra de quem nem sequer se identifica.
Faz pensar se vale a pena todo este trabalho.
Um abraço.
(P.S. desculpe lá este desabafo, nada tem a ver com o meu amigo)

pafonso disse...

Olá Abilio,

Vale sempre a pena todo este trabalho.
Quanto aos comentários, já se sabe que muita gentinha aproveita o facto de não se ter que identificar para dizer mal, causar conflitos, atacar pessoas e entidades, coisa que jamais fariam se tivessem que se idebtificar.
Quando isso acontece devemos ignorar o comentário e seguir em frente.
A discursão construtiva deve ser apoiada quer gostemos ou não da opnião dos outros, agora ataques pessoais ou opniões totalmente destrutivas sobre um assunto não vale a pena publicar.

Esta è a minha opnião.

Um abraço,
Paulo Afonso

PS: não te chateies com os maus comentários de anónimos, por norma são de pessoas que não interessam a ninguem

Anónimo disse...

Abilio, parabens pelo trabalho que tem feito, tanto no blog como peli Esporão.
Quanto aos comentarios sei que doem mas desvalorize penso que é o melhor que tem fazer.
Quanto a essas pessoas vou sitar o ditado que se diz aqui por Vila Franca " São como os cães de Povos (Povos é uma localidade ao lado de Vila Franca) ladram, ladram mas não lhe conseguem chegar aos calcanhares".
Continue em frente!
Há muito mais pessoas a admirar o seu tarbalho e o seu esforço do que as que o criticam.
Um abraço
Suzete Reis

Adriano Filipe disse...

Abílio, podes parar para pensar,mas não penses parar!
Quando li o teu texto,senti que algo se passava.
Rabisquei para aqui,muito palavreado,toda a manhã, mas achei melhor ir almoçar, pois com a barriga mais aconchegada pensamos melhor,e deste modo penso estar a por água na fervura.
Sim...Todos temos as nossas razões ,mas não há razão para se ter vocabulário menos próprio e digno de pessoas civilizadas.
Talvez um dia divulgue as minhas razões.
Em breve nos encontraremos,por ai.
Se alguém tiver que parar, serei eu, não neste espaço!...
Meu amigo um abraço
A.Filipe

Anónimo disse...

"Casal"

As pessoas do Esporão tiveram a oportuniddade de manifestaram as suas opiniões contra ou favor da tal polemica noticia?!Tenho a dizer que acho que houve precipitaçao da senhora da noticia que a publicou, deu ideia que as pessoas do Esporão sao uma cambada de desordeiros e ladrões, coragem era chamar as pessoas e falar com elas directamente em plena assembleia da comissão do Esporão. Para quem não conheço o Esporão, é uma terra de gente boa,alegre e unida.

Anónimo disse...

Abilio,
há pouco estava para escrever este ditado e pensei que poderia ofender os cães. Há um ditado, os cães ladram e a caravana passa, sabes?
Sabes, na internet já tive más experiências, ofensas, abusos... mas depois a internet dá-nos oportunidade de conhecer e partilhar com todos os "amigos", familiares, seguidores o que se gosta. Tu meu amigo és honesto, alegre, paciente, brincalhão, persistente, apaixonado pelo Esporão, rapaz tens "pachorra" para nós... A ti queremos-te por aqui.
Não desistas.

Anónimo disse...

Abilio,

Como comprendo a tua indignação,mas pensa que tivemos tantas vezes de ouvir o que não aceitamos e nunca parámos, pelo que não é agora que o deves fazer.

Não sou de escrever muitos comentários, mas não podia deixar de dizer-te, que estou contigo e a exemplo de outras situações para a frente é o caminho e as nossas convições a luz ao fundo do tunel...

Força que o Esporão precisa do teu dinamismo..

Um abraço de quem te tem acompanhado ao longo de muitos anos de luta pelo melhor para o Esporão...

Um abraço

Luis Martins

Anónimo disse...

Ola Abilio!
Depois de tudo o que acabo de ler deve ser muito ofensivo esse tal comentario,mas não me parece que seja vento capaz de derrobar o Abilio que conheço.Ja aconteceu varias vezes tentarem atingir-te e muitas mais a nossa aldeia,ate noutro Blougue.Es um rapaz com as melhores qualidades,e ate sabes pôr toda a gente a rir com as tuas anedotas. Todos os dias visito os vossos Blougues, mas agora confeço que ando triste,"Os Apanhados" são vagarosos e deixam-me com agua na boca.Sabes-me dizer quem e aquele sujeito que estão sempre a "apanhar"? ahahah.
Estava a brincar!
Es um rapaz inteligente,prestavel,simpatico,EDUCADO,honesto e mais, es o "Cartão de Identidade"do Esporão.
Um abraço
Olinda Bandeira

A.C.B. disse...

Obrigado a todos pela vossa solidariedade.
peço desculpas a todos de ter de responder por "meias palavras" a um comentário e email que alguém sem sentido de honra publicou hoje(ontem) e ainda me enviou por email. Espero que aceitem este meu desabafo, mas esta era também a única forma de responder a alguém que é anónimo.
Como todos nós, eu também prezo muito a minha honra e a minha família, sem desejar falar mais sobre o assunto, até porque isso seria dar importância demais a quem por certo não a merece,preciso no entanto de algum tempo para repensar certas questões.
Um abraço a todos vós.

Anónimo disse...

Tenho a dizer que ontem tive duas desilusoes mas tambem alguma cilpa tenho nisso porque a uns tempos atras criei grandes expectativas para a minha terra. Um dia desses estava a dar uma espreitadela por este local e vejo um comentario de um rapaz meu conhecido , que por acaso tembem e meu primo e digo para alguem da minha casa olha que dois se juntarao aqui. Se a coisa ja andava bem e se estes dois se juntao mais depressa vai andar. Apesar das diferenças ambos tem uma coisa em comum o gosto pelo Esporao. Um já pai de familia ponderado que ate hoje tem dado a terra sempre ate a ultima gota de suor , sempre presente em qualquer actividade com a mesma alegria e boa disposiçao conseguindo sempre puxar do sooriso a qualquer rosto mais fexado. Que ve em qualquer melhoria mais uma vitoria nunca conformado querendo sempre mais. Nao se conseguindo destinguir muitas vezes o Esporão e ele. Que faz de qualquer nova cara que por esta terra aparece um novo amigo nao destinguido nunca entre ricos e pobres e tortos e direitos. O outro jovem rebelde sempre firme nas suas convicçoes defendendo sempre ate a ultima aquilo em que acredita tomando por vezes posiçoes que podem parecer radicais , mas deixando sempre a sua marca seja em grupos politicos religiosos ou mesmo em assuntos mais gerais. Tanto anda de gala como de enchada na mao e apesar de um certo ar de frieza na hora da tristeza ou da agonia muitos desta terra sabem que esta sempre presente nunca ninguem ouvindo uma palavra sua de qualquer feito , respondendo sempre a qualquer pergunta fiz simplesmente porque sim. E ontem deparo me com esta situaçao quando chego aqui alguem desiludido por uma mensagem anonima plos vistos de ataque pessoal que o faz parar para pensar em tudo o que tem feito ate aqui o que me deixou triste. Passadas umas horas chega um da minha casa que me diz que tinha encontrado o primo e que lhe perguntou pelas coisas que andavao a ser escrtas por aqui , ao que este responde nao quero saber mais nada disso anda la alguem so com ma intençao segunda desilusao no mesmo dia e muita coisa. Tudo isto provocado por uma carta a que se deveria ter dado alguma atençao sim mas que nao deveria provocar este tipo de sentimentos porque vale aquilo que vale uma simples opiniao de uma pessoa que nao fez os trabalhos de casa. Por isso a um peço que nao pare que nao pare nunca e a outro peço que essa rebeldia de convicçoes se aproxime cada vez mais do nosso esporão e que nunca se afaste.

Bem haja

Anónimo disse...

Abílio,
Faço das palavras da Marisa as minhas palavras.Mesmo aqui como na vida tudo é constituído por altos e baixos mas considera o comentário tão baixo,tão baixo que passa-lhe por cima e segue em frente porque estas a fazer um óptimo blogue (além do mais quem nos ia informar que em pleno "nevão" te faltavam as pilhas)e aos anónimos não ligues porque quem não assina é pq não sabe o que diz.
assinado:
anónimo
ops!
estava a brincar
Beijos
Vera

A.C.B. disse...

Lamento imenso ter de activar a moderação de comentários,lamento mesmo, mas infelizmente parece ser a única forma de lidar com certas pessoas.
Confesso que cheguei a pensar seriamente em eliminar o blog, afinal, pensei eu, eu não preciso disto para nada, mas depois vi que não era assim, a questão é que eu preciso mesmo, preciso do Esporão para respirar e sem ele NÃO CONSIGO VIVER.
Por isso, sem mais demoras e dramas, estou de volta para quem me quiser aturar.
muito obrigado a todos.

Adriano Filipe disse...

Boa Abílio,parabéns.
Mostras-te a tua fibra,assim é que é!...
Precisas Tu e precisamos nós,desta tua presença.
É como diz a nossa Amiga Vera,quem nos mostrava a neve s/pilhas?...
Vamos lá prá frente,o ESPORÃO merece a tua dedicação,e eu sem as tuas dicas, era demais, estar na loja sem te aturar meu "malandreco"
Bom fim de semana.
A.Filipe