quarta-feira, 12 de novembro de 2008

AS OBRAS NA CAPELA DE S.MIGUEL

Sobre as obras de que foi alvo recentemente a nossa Capela de S.Miguel, não é que não goste de todo, até tenho que confessar que acho que está melhor do que estava.
Pelo menos tem um ar mais limpo e conservado.
Mas, isso não quer dizer que concorde com o "estilo" que se pretendeu conservar.
É que a nossa Capela, se formos bem a ver, actualmente, não tem estilo nenhum. Foi sendo adulterada ao longo dos séculos sem que ninguém se importasse com isso.
Por ser de 1754, devia ter um aspecto, na sua origem, muito parecido ou semelhante à da Capela de Santo António da Neve, que é de uma época muito próxima(1786). Uma visita à Capela de Santo António da Neve impunha-se antes de avançar com as obras.

A actual parte mais baixa da nossa Capela, onde se encontra o sino, que só foi ali colocado no Séc. XIX, era na origem um mero alpendre. Que, aos poucos se foi fechando, aliás sem gosto.
Se repararmos na foto acima da Capela de Santo António da Neve, temos a porta principal e 2 janelas laterais, tal e qual a nossa Capela seria antes de "levar" com o telheiro que posteriormente deturpou ainda mais o aspecto da mesma com o acrescento das paredes.
Enfim, outras coisas haveria para falar, muitas mais aliás, mas às vezes achamos que se calhar já nem vale a pena.

Sem comentários: